Wednesday, January 23, 2019

Antonio Palocci delata jornalista Roberto D’Ávila, da GloboNews: jornalista se ofereceu para ser laranja de Lula

Em um dos depoimentos de sua delação premiada, Antonio Palocci acusou o jornalista Roberto D’Ávila de se oferecer para atuar como “laranja” durante a arrecadação de fundos para o filme “Lula, o Filho do Brasil”.

 

De acordo com o ex-ministro de Lula, D'Ávila se ofereceu como "laranja" caso financiadores não quisessem seus nomes revelados. O filme, com o custo declarado de 17 milhões de reais, até então o mais caro da história do cinema brasileiro, foi patrocinado por diversas construtoras, algo bastante incomum no Brasil.

Na lista de patrocinadores constavam as empreiteiras Odebrecht, Camargo Corrêa e OAS -- todas condenadas na Operação Lava Jato por corrupção, superfaturamento, formação de cartel e muitos outros crimes.

De acordo com peritos da Polícia Federal, em laudo anexado à denúncia contra  Lula, o rombo causado na Petrobras pelo governo petista junto com o cartel de empreiteras ficou em R$ 20 bilhões, entre 2004 e 2014.  As empresas Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e UTC também fizeram parte do cartel.


Duas outras empresas envolvidas em casos de corrupção -- EBX e JBS -- também participaram do financiamento do filme.

Ainda de acordo com Palocci, o jornalista da GloboNews, que foi produtor do filme, lhe ofereceu uma comissão sobre os valores arrecadados.




No comments:

Post a Comment