Monday, January 28, 2019

Folha noticia que equipamentos israelenses são inúteis no resgate a vítimas de Brumadinho, porta-voz dos bombeiros nega informação e afirma que estes nem sequer foram usados; Folha publica outra matéria sem admitir sua fake news

Globo, Folha e oposição a Bolsonaro criticam uso de ajuda humanitária israelense no resgate a mortos e feridos após rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Minas Gerais.

Logo em seguida, Folha publica matéria na qual bombeiros dizem que equipamentos israelenses não são efetivos para as buscas.


O porta-voz dos bombeiros, tenente Pedro Aihara, vem a público negar a veracidade da história afirmando que os equipamentos nem sequer foram utilizados, e que os bombeiros acreditam que serão úteis nos resgates.
“Qualquer informação no sentido de que esses equipamentos não seriam efetivos, é uma informação extremamente equivocada.”
“A cooperação com Israel tem sido extremamente efetiva”, disse, acrescentando que serão úteis para encontrar desaparecidos que estão em maior profundidade.

Explicou que os equipamentos precisarão apenas ser adaptados para se deslocarem sobre a lama — geralmente são usados em superfície lisa para localizar pessoas mortas sob escombros de ataques a bomba, por exemplo.



Folha publica outra matéria após o desmentido desmoralizante, sem admitir nenhum problema com a matéria anterior. A chamada ainda recorre a um expediente desonesto, afirmando que o desmentido oficial por parte dos bombeiros se deu após um suposto "mal-estar gerado", dando a entender que os bombeiros que recuaram da "informação" inicial publicada pela Folha.



No comments:

Post a Comment