Friday, April 17, 2020

Joice Hasselmann, plagiadora em série, foi denunciada formalmente por 23 jornalistas por copiar mais de 60 textos

Da Agência Lupa:
Em 16 de agosto de 2014, o Conselho de Ética do sindicato recebeu formalmente uma denúncia, assinada por 23 jornalistas, contra Joice. Ela foi acusada de copiar na íntegra e publicar em seu blog 65 reportagens de quatro veículos paranaenses – Gazeta do Povo, Bem Paraná, G1 e Banda B -, sem identificá-los. As cópias foram publicadas em um período de menos de um mês, entre 24 de junho e 17 de julho de 2014. A comprovação dos plágios está aqui (o blog está fora ar, mas as imagens podem ser baixadas aqui).

Jornalista da ‘Veja’ é punida por plágio em mais de 60 reportagens:
Ficou comprovado que a jornalista plagiou 65 reportagens, escritas por 42 pessoas diferentes, somente entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014. A investigação vinha sendo feita pelo CEP depois que vários veículos solicitaram apuração sobre o caso. O processo contra ela tem, ao todo, mais de 100 páginas.

A direção do SindjorPR rechaçou a atitude de Hasselmann, que teria se apropriado do trabalho intelectual de colegas de profissão, como se fosse a autora das reportagens, quando mantinha uma página na internet denominada ‘Blog da Joice’.

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná:
Profissional foi denunciada por 23 jornalistas de diversos veículos quando ainda atuava no Paraná. Em menos de um mês, 65 reportagens foram copiadas. Caso será encaminhado à Comissão Nacional de Ética

O SindijorPR aceitou a decisão do Conselho de Ética do Paraná (CEP) que comprovou o plágio praticado pela jornalista Joice Hasselmann e vai impedir, definitivamente, o ingresso da profissional no quadro social do sindicato (LEIA AQUI parecer do CEP). Assim, Joice não poderá integrar a instituição e utilizar serviços e benefícios. A decisão do CEP será publicada em veículo de grande circulação, como prevê o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros.

A Direção do SindijorPR cumpre o que determina o parecer final do conselho, que identificou o plagio da jornalista em 65 reportagens, escritas por 42 profissionais diferentes, somente entre os dias 24 de junho e 17 de julho de 2014. A denúncia de plágio contra Joice Hasselmann era investigada desde o período pelo CEP, após solicitação de 23 jornalistas de diversos veículos.

Com um processo de mais de 100 páginas, a punição da jornalista Joice Hasselmann é a primeira por plágio no Paraná. A Direção do SindijorPR rechaçou a atitude da profissional, que se apropriou do trabalho intelectual de colegas de profissão, utilizando isso para dar visibilidade à sua carreira, como se fosse a autora das reportagens.

No comments:

Post a Comment